Montar seu e-commerce na melhor plataforma do mundo de nada adianta se você não tiver o principal: um produto para vender. Afinal, ninguém vai te dar dinheiro só porque você botou um site bonito no ar, certo?

O produto certo geralmente é a chave para as vendas acontecerem, as campanhas funcionarem e a mágica acontecer. Por isso mesmo sugiro que você gaste tempo lendo este artigo, pois vou detalhar uma série de pontos importantes para você descobrir o que vender na internet.

Vamos deixar claro o básico: você precisa ter seu nicho e cliente ideal definidos. É com base neles que você pesquisará em busca dos melhores produtos. Tendo isso em mente, podemos prosseguir.

Pesquise o que vender na internet

Meio óbvio, né? Mas a internet está aí para ser ser usada não apenas como canal de venda. Ela é uma poderosa ferramenta quando queremos pesquisar tendências de consumo do nosso público.

Comece pelo Google

Comece jogando no google as palavras-chave que combinam com seu produto. Você pode começar a pesquisar do mais segmentado ao mais amplo. Por exemplo: comece pesquisando camiseta esportiva de corrida. Depois passe para camiseta esportiva.

Quando você pesquisar, o google tenta te ajudar completando a pesquisa. Se você escrever apenas camiseta, ele pode te dar ideias do tipo “camiseta verde, camiseta preta”. Essas dicas que ele te passa são baseadas no que o mercado procura mais. se as pessoas procuram mais por tais termos é muito provável que tenha mais gente consumindo esses produto. 

Não esqueça do Google Trends

Outra ferramenta interessante a ser usada para escolher o que vender na internet é o Google Trends. Caso você não a conhece, ela mede o que mais está sendo procurado no Google.

Você consegue ver inclusive por região e período. É possível analisar se um determinado produto começou a ser mais buscado em São Paulo no mês de maio ou se é só no verão que as pessoas procuram tal item.

Uma coisa legal do Google Trends é a possibilidade de comparar intenções de pesquisa. Você poderia comparar “camiseta preta” e “camiseta verde” para entender o que público deseja mais.

Empresas do mesmo nicho no exterior

Uma coisa que também gosto de fazer e pode te ajudar é dar uma olhada nas empresas do mesmo nicho que o teu, mas que são de outros países. O que será que as empresas de moda dos EUA estão vendendo?

Muitas vezes, o que está vendendo bem em outros países logo passa a dominar o mercado nacional. Esse tipo de pesquisa pode ser uma chance de encontrar novidades ainda pouco exploradas.

Pesquise o que vender nas ferramentas de tráfego pago

As ferramentas de tráfego pago são uma ótima fonte de pesquisa para te ajudar a entender o que vender. Vamos falar um pouco sobre como usar elas aqui. Vou focar o texto nas 3 principais do momento: Tik Tok, Meta e Google.

Google Ads

A ferramenta de tráfego pago que mais assusta os empresários que desejam vender pela internet é uma fonte riquíssima de informações. Nela você consegue pesquisar palavras-chave que estão alta, o volume de pesquisa delas, custo por clique em cada página e muitas outras coisas.

Use o google ads na sua pesquisa pelo produto ideal da seguinte forma: Limitando a análise pelas regiões onde você deseja vender, busque as palavras-chave que fazem sentido com teu produto e analise o volume de busca mensal por esse grupo de palavras. Quanto maior for o volume de busca, maior é o público pesquisando pelo produto e maior é o mercado possível.

Meta Ads

Agora vamos falar da ferramenta mais usada pelos gestores de tráfego e por quem vende pela internet. Se você usa o Meta Ads apenas para buscar clientes, saiba que pode explorar o potencial da ferramenta na busca de ideias do que vender.

Pesquise pela biblioteca de anúncios do facebook. Esse site é uma mina de ouro, pois permite que você veja todos os anúncios que estão rodando na plataforma. Consegue ver inclusive anúncios desativados

Aqui é bem simples: busque pelos seus concorrentes na biblioteca de anúncios. Se eles estiverem anunciando, os produtos que estão nos anúncios provavelmente são as apostas deles ou os que estão vendendo mais. Se vende bem para eles, pode vender bem para você, certo?

Tik Tok Ads

O Tik Tok é a mais nova das ferramentas de tráfego pago que tem ficado cada vez mais em evidência. A rede social cresceu muito, é natural que sua ferramenta de anúncios siga o mesmo caminho.

Uma vez que tu tenha seguido o passo a passo do Meta Ads, o Tik Tok não vai ser difícil para você. O processo é o mesmo: você vai entrar na biblioteca de anúncios do Tik Tok e ver os anúncios dos seus concorrentes.

Descubra o que seus concorrentes estão vendendo 

Por mais que tenhamos falado sobre espionar os concorrentes no tópico anterior, quero dedicar essa parte do artigo a eles novamente, mas não falarei dos anúncios em si. Quero elaborar alguns outros pontos para que não passem despercebidos, ok?

Analise os teus principais concorrentes

Se você está levando a sério a ideia de vender na internet, então já tem uma lista dos principais concorrentes. Caso não a tenha, corra para fazer ela. Com base nessa lista, você vai entrar no site de cada um dos concorrentes.

Primeiro olhe os banners dos concorrentes. Quais produtos estão sendo mostrados? Quais ofertas foram criadas? Se ele investiu dinheiro para quem alguém produzisse um banner para um produto, é porque esse produto está vendendo.

Outro ponto a ser olhado é a categoria mais vendidos. Quase todo site tem e lá vai ser apresentado os produtos mais comprados no seu concorrente. Se estão sendo comprados em quantidade no site dele, por que não podem ser comprados no teu também, certo?

Marketplaces – um concorrente ignorado

Você considera o marketplace um concorrente? Muitos lojistas acabam esquecendo desses players e isso é um problema. O público já bem acostumado a comprar nos Mercado Livre e Shopee da vida, então precisamos olhar para eles também.

Aqui a questão é simples. Acesse os marketplaces e busque pelos produtos que você pensa em vender. Com essa busca você consegue ver se há muitas vendas e muita gente divulgando. Se houver muitas vendas, há chances de ser um bom produto.

Pesquise nas redes sociais

Além da área de anúncios, as redes sociais são um bom caminho para ter ideias do que vender. Vou escrever aqui algumas dicas que podem te ajudar

Influenciadores do seu nicho

Todo mundo acompanha algum tipo de influenciador. Não tenha medo de admitir, você também tem os seus favoritos. 

Assim como as novelas, os influenciadores conseguem ditar tendências, mesmo que apenas em suas bolhas de atuação.

O que você pode fazer é bem simples: Descubra quais são os influenciadores do teu nicho e passe a acompanhá-los nas redes sociais. Muito provavelmente, eles vão mostrar os produtos que o público começará a consumir.

Pergunte aos seus cliente

Se você tem uma rede social e já tem algumas pessoas te seguindo, a coisa mais simples a ser feita é perguntar diretamente aos seus seguidores o que eles querem.

No Instagram, por exemplo, você pode criar caixinhas de perguntas e até enquetes. Essa interação com teu público vai te dar insights do que eles querem comprar.

Olhe a sua própria operação

Caso você tenha uma loja física, você já possui uma fonte de dados riquíssima e muito provavelmente já tem em suas mãos o que vender na internet. Basta olhar no seu histórico o que vende mais, o que os clientes mais procuram ou mais pedem a você. Esse já pode ser o produto iniciar para sua operação na internet

Você pode perguntar ao seu fornecedor

Ainda falando sobre tua operação, que tal perguntar ao fornecedor o que está tendo melhor saída? Se alguém vai ser capaz de te ajudar nisso é o seu fornecedor, porque, se o mercado está atrás de alguma coisa que ele tem, com certeza ele está vendendo em quantidade essa coisa.

Características de um bom produto para se vender na internet

Além de ter ideias sobre o que vender, você também precisa ter certeza de que o produto escolhido é um bom produto, certo? Por isso existem uma séria de características que vão te fazer entender se o produto tem chances de ter sucesso na internet e ajudar a escalar seu negócio.

O produto possui boa margem?

Um produto campeão precisa ter margem. Caso contrário, o retorno do produto não compensará o gasto feito em marketing para vendê-lo.

Uma métrica bastante usada para entender se o produto é interessante para se vender na internet é o markup. De maneira bem resumida, descobrimos o markup dividindo o custo de venda pelo custo de produção.

Produtos que possuem um markup acima de 2 já podem ser considerados bons para serem colocados em campanhas de tráfego pago. Quanto maior for esse markup, mais poderemos gastar para vender o produto e ainda ter retorno.

O produto tem as condições ideais para a entrega?

Qual o tamanho e o peso do produto que você quer vender pela internet? Produtos muito pesados ou de grandes dimensões possivelmente terão um frete mais caro.

Nesses casos, você precisará negociar com transportadoras em busca de alternativas ou até absorver parte do valor do frete (comprometendo sua margem). Tudo isso visando tornar o frete mais atrativo.

Mas por que isso? Saiba que o frete é um dos maiores pontos de atrito na hora da venda. O cliente sempre leva em consideração o custo da entrega quando vai fazer o pedido. Se esse valor for muito alto, ele não vai comprar.

O produto tem custo de venda muito alto ou muito baixo?

Você pode vender produtos de qualquer valor pela internet. Existem sites focados em vender aviões, só para ficarmos em um exemplo. Só que o preço pode causar dificuldades a você.

Se você optar por vender produtos muito caros, terá que gastar muito em marketing para gerar vendas e até negociar muito com os possíveis clientes, o que tornará a venda mais difícil de acontecer.

Ainda mais se você estiver começando. Produtos com preços elevados necessitam uma maior confiança do cliente para que ele gaste dinheiro com você. Você compraria um carro de um site qualquer na internet do qual você nunca ouviu falar? Seu cliente também não.

Agora produtos com custo de venda muito baixo terão dificuldades para bater metas de faturamento. Se tua meta de faturamento é de R$ 20 mil e você vende produtos de R$ 5 reais, precisaria vender 4 mil unidades. Se os produtos fossem vendidos por R$ 200, seriam 100 unidades.

Outro problema é o custo envolvido no marketing. Teu produto pode ter a maior margem do mundo, mas existem um teto de valor mínimo que tu pode alcançar no tráfego pago e, como o custo do tráfego pago tende a aumentar, o valor mínimo segue essa tendência. Em outras palavras, tu não consegue reduzir o custo por venda infinitamente no tráfego pago. Em algumas situações, pode acontecer de o custo por venda ficar maior que o valor do produto justamente porque este tem um valor de venda muito baixo.

O produto possui recompra?

Você tem um ar condicionado? Lembra a última vez que pensou em trocar ele? O meu aqui de casa já deve ter uns 10 anos e só agora tô pensando em trocar. Imagina se o dono da loja que me vendeu esse ar condicionado depender de eu recomprar o produto para gerar lucro.

Esse é o problema de focar em produtos sem recompra ou que demoram muito para isso acontecer. Você terá dificuldades para fazer o cliente comprar novamente de você e precisará correr sempre atrás de novos clientes. 

O problema de correr atrás de novos clientes sempre é o custo disso. Quando vendemos para um novo cliente, gastamos mais do que vendendo para quem já foi nosso cliente. Esse gasto a mais para aquisição reduz nosso lucro final.

Autor: Lucas Quadros – Especialista em E-commerce

Data: 04/05/2025


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