
Uma boa descrição do seu produto para e-commerce é chave para aumentar suas vendas. Se for bem trabalhada, o cliente tirará todas as dúvidas a respeito da sua oferta e terá segurança na hora de comprar.
Se falarmos de números, esse trabalho te ajudará com a taxa de conversão do teu e-commerce. Ou seja, mais vendas com menos pessoas entrando no site.
Por isso te trago um guia completo para você criar uma página de vendas do teu produto que realmente converta.
Qual a importância de uma descrição de produto completa?
Antes de partirmos para o como fazer, vamos resumir o porquê fazer. Qual a importância desse processo que, muitas vezes, é negligenciado por boa parte dos empreendedores.
Para te ajudar a pensar nisso, imagine uma loja física. Além dos produtos, das propagandas, o que existe lá que não existe em uma loja virtual? Sim, o vendedor.
Um e-commerce não tem vendedor, não tem quem ajude o cliente a entender melhor os produtos, a tirar suas dúvidas e ajudá-lo a saber se aquele produto é exatamente o que ele quer comprar.
Sua descrição vai ocupar o espaço do vendedor, portanto ela vai ser a responsável por tirar as dúvidas do cliente, transmitir segurança a ele e mostrar que o teu produto é aquilo que o cliente precisa e deseja comprar.
Não somente isso, porque a descrição ocupa um espaço importante na redução do custo na hora de vender. Ela faz isso usando estratégias de SEO.
Caso você não lembre, SEO é aquela velha estratégia de organizar teu conteúdo de forma que seja fácil encontrá-lo de maneira orgânica em buscadores, como o Google.
Pessoas que pesquisarem, por exemplo, por “camisa preta” vão encontrar com maior facilidade aqueles e-commerces que tiverem boa descrição que fortaleça essa palavra-chave. Vendas que vierem dessa pesquisa não possuem custo de tráfego pago, o que reduz o custo geral da tua operação e aumenta o teu lucro.
Outro ponto importante ainda é a redução não taxa de devoluções e de reclamações. Se o teu cliente conseguir tirar todas as dúvidas na descrição, quando o produto chegar na casa dele, não haverá dúvidas nem surpresas. Isso tem o poder de evitar que o cliente aproveite o prazo de sete dias para devolver o produto, garantindo uma redução nos custos da sua operação.
Descrição do produto é apenas texto?
Quando falamos sobre descrever o produto, pode parecer que estamos abordando apenas o texto. A parte textual ainda cumpre papel importante, até porque é com ela que o Google te encontra e te mostra para teu cliente ideal, mas não devemos ficar apenas nisso.
Precisamos aproveitar todos os tipos de mídia disponíveis, então busque trabalhar com fotos, traga vídeos, prints de conversas de whats e até gifs se necessário (aquelas imagens que se movimentam como pequenos cortes de vídeo).
Todos os elementos precisam conversar entre si para entregar a melhor apresentação possível do produto ao seu cliente. É um espaço para testar, da mesma forma como testamos anúncios em campanhas.
Preparação antes da escrita
Todo material produzido tem uma preparação anterior a ele. A descrição de um produto que realmente converte não é diferente. Por isso vamos abordar essa etapa agora.
Antes de mais nada, retome seu cliente ideal. Quem é o foco da venda desse produto? Por que ele vai comprar? Onde ele vai usar? Quais as dores desse cliente relacionados ao teu produto? Tudo isso é importante.
Agora procure pelos teus concorrentes na internet. Como é a descrição deles? O que eles abordam na página do produto que chama atenção e como você pode fazer melhor?
Redes sociais e marketplaces são espaços ótimos para conseguir ideias. Muita gente deixa dúvidas e opiniões nas postagens do instagram ou nos depoimentos da shopee.
Também é importante você olhar para dúvidas que você já recebeu de clientes passados. Anote elas, pois podem ser importantes para escrever a página matadora que iremos fazer.
Trabalhando a foto do produto
A primeira coisa que teu cliente vai ver é a foto do produto, então ela precisa encantar o cliente. Invista em boas fotos onde a iluminação demonstra com clareza teu produto. Se houver detalhes, lembre de mostrar esses detalhes em fotos.
Aposte na quantidade de fotos. Não se limite a apenas uma foto, use quantas fotos forem necessárias para que o cliente entenda realmente do que se trata o teu produto nos mínimos detalhes.
Tenha fotos com fundo branco, mas não fique apenas nisso. Se teu produto é pensado para um ambiente específico, um pátio por exemplo, tenha fotos onde esse produto aparece no pátio.
Uma dica importante sobre o layout relacionada a foto: aposte em layouts onde a foto ganhe destaque e seja o maior elemento da página.
Título do produto
Não invente moda no título do produto se teu objetivo é uma descrição que converta. Se tua marca não é famosa, o nome da tua coleção não importa tanto. Nesse caso, use o bom e velho SEO para produzir o título do produto.
Comece o título com a palavra mais ampla que categoriza teu produto e vá limitando ela com mais palavras em seguida. A coleção ou o nome do teu produto você deixa para o final.
Se tu vende uma camiseta preta de algodão da coleção “Viva Loucamente”, você não vai botar o título como “Viva Loucamente Modelo Preto Algodão”. Quantas pessoas vão procurar por isso na internet? Você vai escrever: Camiseta Preta Algodão Coleção Viva Loucamente.
Na dúvida, pesquise pelo teu produto no google e verifique como o mercado trabalha com ele. Nosso objetivo aqui é tornar fácil para o cliente entender do que se trata nosso produto e, pensando trazer mais visitas de maneira orgânica, ser fácil de sermos encontrados na internet.
Grade do produto
Parece básico, mas entenda que, se você quer criar uma página de vendas que converta, tenha muita atenção na grade do produto, ou seja, preste atenção para não falte nunca um tamanho de um produto ou uma cor.
Esse aqui é um ponto que, sem sombra de dúvida, derruba muito a taxa de conversão. Imagina que teu cliente entra no site procurando um vestido vermelho e é justamente essa cor que está faltando. Ele não vai escolher outro, ele vai simplesmente jogar “vestido vermelho” no Google e vai comprar da tua concorrência.
Quais as formas de pagamento aceitas e como é a entrega?
Eu sei que você escreveu isso em outra página do site e que vai aparecer no final, quando o cliente estiver prestes a fazer o pagamento, mas muita gente vai deixar de comprar por dúvidas nisso.
Não espere que o cliente vá procurar a informação em outras páginas e depois voltar para comprar. Facilite a vida dele e acrescente as formas de pagamento que você aceita logo na página de vendas do produto.
O mesmo vale para a forma de entrega. Não espere o cliente chegar ao final da compra para perceber que não tem a forma de entrega que ele quer ou você não envia para a região dele. Deixe isso claro já no início do processo de compra e na página do produto.
Como é o texto da descrição?
Lembra das dores do seu cliente que você pesquisou e e tem anotado? Elas precisam ser respondidas no texto. Ou seja, elas vão nortear o que você precisa colocar na descrição do produto.
Se a principal dor do cliente é o produto rasgar com facilidade, aborde, já no início, a resistência do teu produto. Se o medo é pegar cheiro de suor, mostre o quanto o produto é cheiroso.
Não se preocupe tanto em escrever como se fosse um livro ou um trabalho de faculdade. Construa um texto divertido, agradável de ler e, acima de tudo, que combine com o seu cliente ideal. Uma ideia é escolher palavras que seu cliente usaria
Ainda sobre a descrição, existe alguma quantidade ideal de texto a ser criado? A gente sempre recomenda que tenha, pelo menos, 500 palavras, mas lembre que textos mais volumosos, com mais informações, acabam tendo uma melhor posição no Google. Melhores posições no Google geralmente significa mais venda.
Tabela de medidas
Para quem trabalha com roupas é obrigatório, mas eu acredito que uma tabela de medidas é essencial para qualquer tipo de produto.
Uma tabela de medidas é basicamente um elemento onde você vai descrever o tamanho do seu produto. Se o produto tem tamanhos P, M e G, você precisa deixar claro a diferença entre eles. Caso contrário, as pessoas terão medo de comprar.
Não faça essa tabela apenas em forma de texto. Crie uma arte que deixe claro como você está medindo o produto. Uma que eu gosto bastante são as fotos do produto com linhas mostrando a medida que está sendo apresentada.
Descreva os diferenciais do seu produto
Quais os diferenciais do seu produto em relação a concorrência? O material dele é diferente? É um couro super raro e que só você vende? Isso precisa ficar claro na página de vendas que quer converter o máximo de vendas.
Claro que você pode deixar essas informações em texto, mas te aconselho a usar os vídeos e as imagens para contar o porquê seu produto é incrível. Quem aqui não gosta de um vídeo bem produzido?
Não tenha medo de repetir as informações do texto em outros elementos (botar a mesma coisa em um vídeo). Tem gente que vai ler o texto apenas, tem gente que vai ver só o vídeo. Assim, você atinge um público maior.
Use videos para encantar o cliente
Acredito que hoje é obrigatório trabalhar com vídeos na descrição do produto se você realmente quiser vender. Quem aqui não gosta de vídeos, não é?
Você pode usar um vídeo para apresentar a marca e destacar os diferenciais do teu produto.
Lembra das dores do cliente? Que tal usar um vídeo que destaque como teu produto resolve essas dores?
Também é possível mostrar detalhes que, usando fotos, ficaria difícil de mostrar. Será que não tem um bolso escondido ou botão lindíssimo no teu produto que vale ser mostrado e melhor explicado?
Não tenha medo de repetir informações do texto no vídeo. É bom usar diversas mídias para explicar uma mesma coisa. Nunca sabemos se o cliente prefere ler ou é mais visual.
Transmita segurança com depoimentos
Existem algumas ferramentas nas plataformas do site que permitem ao cliente colocar o que achou do produto após a compra. Incentive-os a fazer isso.
Caso sua plataforma não tenha esse recurso, sem problemas. Use prints de depoimentos que você recebeu por whats ou qualquer outra rede social e cole na página de vendas.
Vídeos aqui também são válidos de serem usados.
Quando acrescentamos depoimentos de quem comprou, demonstramos que nosso produto é real e cumpre o prometido. Essa maior segurança se traduz em mais vendas, portanto é elemento de extrema importância para aumentar a taxa de conversão.
Deixe clara as garantias em relação a compra
Este é outro elemento que transmite segurança ao cliente e pode te ajudar a aumentar a taxa de conversão, portanto eu recomendo a utilização.
De maneira geral, qualquer compra feita pela internet tem uma garantia. Se você não tiver garantias adicionais, utilize essa mesmo na descrição do teu produto.
Você pode acrescentar como um elemento textual e ou com imagem. Eu aconselho a usar as duas formas, pois isso garante que o cliente veja.
Perguntas e respostas
Se você leu com atenção esse texto, sabe que eu pedi que fizesse uma pesquisa em busca de dúvidas relacionadas ao produto que você vende. Agora é a hora de usá-as.
Crie uma área, na descrição do produto, onde você deixe a pergunta e a resposta para essa pergunta.
Traga todas as perguntas que você puder relacionadas ao produto. Até as que você achar meio bobas. O que parece óbvio para você pode não ser para o cliente.
Uma dica é pesquisar no Google por produtos similares. Quando realizamos esse tipo de pesquisa, o Google nos traz as principais perguntas da internet em relação ao produto. Basta você pegar essas perguntas e respondê-las na descrição do produto.
Execute testes
A descrição do produto é mais um elemento que pode ser testado. Se você organizou uma primeira página de vendas, e as vendas não aconteceram, que tal reorganizar as informações?
Você pode tentar, por exemplo, ordens diferentes de elementos. Vídeos em primeiro, depois descrição, banners etc.
No final, o que importa é encontrar um modelo que te traga resultados, portanto não tenha medo de testar.
Autor: Lucas Quadros – Especialista em E-commerce
Data: 18/04/2025
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